30 de set. de 2009

Dicas para tirar manchas das roupas e tecidos - parte II

Conforme dito, aqui está a continuação de "Dicas para tirar manchas das roupas e tecidos" (para ler este primeiro post clique aqui)

Como remover manchas de:

Lama: Deixar secar, em seguida escovar (escolha a densidade da escova conforme o tipo de tecido). Para apagar o vestígio, passar no tecido um dos produtos:
- Água com vinagre ( 2 colheres de sopa de vinagre branco diluído em 1/4 de litro d'água)
- Água com amoníaco (1 colher de sopa de amoníaco para 1/2 litro d'água)

Frutas e Legumes: As manchas de frutas e legumes se oxidam ao ar e, sobretudo ao calor (na secagem ou quando passa o ferro). Elas adquirem uma coloração morena e se fixam nas fibras. Aconselha-se lavar rapidamente o tecido manchado. Passar levemente um pano embebido de vinagre branco, ou de água oxigenada 10 volumes. Coloque leite fervente sobre os tecidos manchados por frutas. Assim as manchas sairão facilmente.

Manchas de chocolate:
Em lã: esfregue algodão ou um pano embebido em glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina.
Em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e, depois, com água quente (com algumas gotas de amoníaco).
Em seda, náilon, ou fibra sintética (ou lã fina): umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono; enxugue com uma toalha levemente; recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.

Mancha de Água Sanitária: O hipoclorito de sódio, presente na água sanitária, ataca as fibras deixando a peça amarelada e enfraquecida. Quanto mais você usa pior fica. A sua única alternativa é alvejar com peróxido de hidrogênio (água oxigenada). Você vai encontrar algumas marcas deste alvejante chamado de alvejantes "sem cloro" (como o Brilhante Utile e o Vanish) nos supermercados. Olhe na composição para ver se está correto. Alveje com água quente e depois deixe secar ao sol. Não economize alvejante.

Café ou chá: Lave imediatamente com água fervente ou esfregue com um cubinho de gelo.

Mancha de Cera Depiladora: Coloque um papel bem absorvente sobre a mancha e uma toalha por cima dele. Passe com ferro bem quente. A mancha deve sair para o papel.

Mancha de Molho de Carne: Se ficar seca vai ser mais difícil tirar. Deixe de molho em balde com água fria, sabão em pó diluído e alvejante sem cloro por duas horas. Depois lave com água fria e meio copo de sal. Não use água quente.

Mancha de "guarda-roupa" em ternos de microfibra: Se não saiu a seco vai ser bem difícil tirar. A microfibra (que por ser terno suponho ser de poliéster) é bem resistente a microorganismos, mas pode ter afetado o corante. O problema é que um terno tem entretelas colantes que descolam se vacê lavar com água, o que limita as nossas alternativas.
Tente passar água quente sobre a mancha, mas não molhe demais a peça. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio. Você tabém pode tentar esfregar com água e um pouco de amoníaco. Utilize uma colher de sopa de amoníaco para cada litro de água. Seque ao sol. Outra opção é tentar aplicar água oxigenada sobre a mancha e deixar secar ao sol.

Continuarei a dar mais dicas para tirar manchas em um outro post

Leia também:
Dicas para tirar manchas das roupas - parte I
Dicas para tirar manchas das roupas - parte III


Fonte: Cuidados com as roupas

Gostou? Clique em "Curtir" e Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e sua visita! Não esqueça de compartilhar suas dicas conosco! Elas são muito importantes!

Related Posts with Thumbnails

Click Dicas e Cia Design by Ipietoon Customizado por Kelly Layouts - Templates Personalizados

Google Analytics Alternative