10 de jul. de 2012

Tirar manchas de batom e molho de tomate

A consultora de organização Vânia Laporte, do Senac, mostra como remover dois tipos de manchas muito comuns: de batom e de molho de tomate.

 Para tirar manchas de batom, use uma mistura de duas colheres de água oxigenada dez volumes e uma colher de água. Jogue essa solução em cima da mancha e deixe agir por cinco minutos. Depois, esfregue um sabonete branco na mancha e lave a peça normalmente.

 Para manchas de catchup ou molho de tomate, a sugestão é, antes de tudo, tirar o excesso com um papel-toalha. Depois, jogue água morna e detergente neutro sobre a mancha. Deixe agir também por cinco minutos. “Na hora de lavar, a mancha vai sair tranquilamente”, garante Vânia.

Créditos: JH

Gostou? Clique em "Curtir"

9 de jul. de 2012

Remova manchas de caneta das roupas

Um técnico ensina como remover riscos de caneta sem esfregar muito, para não estragar o tecido.

 Sérgio Ximenes é técnico em lavagem de roupa e ensina remover riscos de caneta dos tecidos.

 Para começar, coloque álcool em cima da mancha. Esfregue com chumaços de algodão para remover o excesso de tinta.

 Só depois molhe a roupa e lave normalmente, com um sabonete branco ou um detergente neutro. “É importante esfregar com as palmas da mão, para não estragar as fibras da roupa”, ele ensina. Repita a lavagem até a mancha sumir.

Créditos: JH

Gostou? Clique em "Curtir"

3 de jul. de 2012

Como limpar a casa de forma organizada

Olha só que dica legal do Jornal Hoje!! 
Como organizar uma agenda diária para dar conta de tantos afazeres? 
Lava, varre, espana... A tarefa de manter a casa limpa não é fácil. "Eu queria que tu desse também uma aspirada e uma espanada nesse sofá", explica Rachel Philomeno, advogada, para a empregada.

Rachel acompanha de perto o trabalho da funcionária encarregada da faxina. O desafio é lembrar de tudo o que tem para fazer. “Diariamente, a gente tem que ter um controle, a gente passa uma com a outra, até por telefone, quando eu to no trabalho".

 Tirar um único dia para fazer aquela faxina geral é um hábito comum, mas que não dá muito resultado. O ideal é organizar as tarefas, reservar um dia da semana para cada espaço. Assim, dá para deixar a casa em ordem sem muito trabalho.

 A profissional em organização da casa, Letícia de Francesca, sugere um calendário de atividades. "É uma forma bem mais fácil de você tá lembrando de fazer diariamente, isso aqui eu posso deixar para a próxima semana, não precisa ser exatamente hoje".

 Alguns afazeres devem ser diários, como varrer e espanar móveis e aspirar tapetes e estofados. "Se você faz todo dia, vai ter menos pó, então, você não gasta muito tempo limpando aquele sofá", explica a profissional.

 As outras podem ser divididas a cada dia da semana:

 - Segunda-feira: dê uma geral nos banheiros. Lave as louças sanitárias, boxe e azulejos.
 - Terça-feira: limpe as janelas da casa e lave as roupas, que podem ser passadas na quarta-feira.
 - Quarta-feira: passe roupas, limpe os espelhos, com produto próprio e, em vez de pano, use jornal para ficar sem manchas.
 - Quinta-feira: limpeza na cozinha: armários, prateleiras e eletrodomésticos, como geladeira, por fora e por dentro. Letícia dá uma dica: "Pega um copinho d’água e coloca uma colher de vinagre, aí passa um pano úmido por dentro da geladeira e depois um pano seco para tirar o excesso".
 - Sexta-feira: é dia de trocar as roupas de banho e cama. De mais uma geral nos banheiros e deixe a casa prontinha para o fim de semana.

 Paula Cavalcante, que tem dificuldade para se organizar nas tarefas, aprovou o novo roteiro da limpeza. "Eu não conseguia colocar tudo, tipo assim esquecia, ah, isso aqui onde era que tava? E fica aquela confusão, você acaba misturando as coisas, por etapas é bem melhor".

Créditos: Jornal Hoje

Gostou? Clique em "Curtir"

Batata palito crocante e dourada

Corte a batata padrão, mais ou menos meio dedo. Coloque num prato e leve para o freezer por mais ou menos trinta minutos. Você também pode deixar ela de um dia para o outro. 

Sinta o vapor na palma da mão para ver que o óleo já está quente. Vá colocando as batatas aos poucos. 

O chefe de cozinha, Renato Lobato, deixa a batata sem mexer por mais ou menos um minuto. Passado esse tempo, misture bem para envolver todo o calor na batata e manter uma cor uniforme. 

A vantagem do choque térmico na hora que ela vai para o óleo quente é que a casquinha ficará bem dourada e crocante. 

Use um saco plástico ou um saco de papel. Se for no saco plástico, coloque papel toalha dentro. No saco de papel não há necessidade. Coloque um colher de sopa de sal, feche e misture as batatas. 

Isso vai facilitar que ela pegue o tempero por completo e vai secar por causa do papel. 

“Está ai nossa batata prontinha e sequinha!”, finaliza Lobato.


Créditos: Jornal Hoje

Gostou? Clique em "Curtir"

Related Posts with Thumbnails

Click Dicas e Cia Design by Ipietoon Customizado por Kelly Layouts - Templates Personalizados

Google Analytics Alternative